Sete estados do Nordeste consumiram menos energia elétrica em 2022

Sete estados do Nordeste consumiram menos energia elétrica em 2022

Rio Grande do Norte teve o maior recuo devido ao frio e à chuva, que contribuíram para uma queda significativa em residências e pequenas empresas da região


Em 2022 o consumo de energia elétrica diminuiu em sete dos nove estados do Nordeste. O Rio Grande do Norte teve a maior redução, de 4,7% na comparação com 2021. As exceções foram Maranhão e Bahia, que registraram alta de 13,5% e 0,9%, respectivamente.

O resultado reflete o maior volume de chuvas e as temperaturas mais amenas que as registradas no ano anterior em quase toda a região, o que desestimulou o uso de equipamentos de ar-condicionado. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica -- CCEE.

No Rio Grande do Norte, especificamente, houve uma retração de 6,8% no mercado regulado, aquele em que as residências e pequenas empresas contratam seu fornecimento diretamente das distribuidoras. A CCEE até observou um aumento de 3,1% no ambiente livre, no qual a indústria e as grandes redes de comércio e serviços podem escolher o seu fornecedor, mas isso não foi suficiente para reverter a queda no estado.

Sobre a CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE