São Paulo, agosto de 2022 -- O mês de agosto ganha uma cor especial voltada à conscientização da doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo1: a Esclerose Múltipla. O Agosto Laranja foi criado para desmitificar essa doença e incentivar o diagnóstico precoce, que pode proporcionar mais qualidade de vida, respeito e dignidade para os pacientes.
Estima-se que cerca de 40 mil pessoas convivem com Esclerose Múltipla no Brasil2. Ela não é uma enfermidade mental, não significa demência e tampouco é contagiosa. Quando um tratamento adequado não é realizado, a Esclerose Múltipla pode provocar dificuldades motoras e sensoriais significativas3.
Essa doença ocorre de forma neurológica inflamatória crônica4, ou seja, o organismo ataca o próprio sistema nervoso central, gerando um processo inflamatório que danifica a bainha de mielina, uma membrana que envolve e isola as fibras nervosas. Dessa forma, a transmissão dos impulsos nervosos para o resto do corpo fica prejudicada, podendo causar lesões no cérebro e na medula espinhal4.
A Esclerose Múltipla acomete usualmente adultos jovens, dos 20 aos 50 anos de idade, com pico aos 30 anos5. Os sinais são diversos e nem sempre são os mesmos para todos6. Os pacientes podem apresentar visão turva ou a perda da visão por um curto período, sentir movimentos involuntários de contração muscular, dormência e formigamento nos braços e pernas5. Além disso, podem apresentar tontura e fadiga excessiva, dificuldades motoras como falta de coordenação, desequilíbrio e tremores e problemas de memória e concentração5.
Como não existe um exame único7, a confirmação do diagnóstico deve ser feita com a combinação de alguns exames, como de sangue, testes de função neurológica, ressonância magnética e punção lombar8. Com isso, busca-se eliminar hipóteses que provoquem sintomas similares e possam ser confundidas com a Esclerose Múltipla.
Embora não tenha cura, os sintomas podem ser controlados por tratamentos que busquem a atenuação dos efeitos e desacelerem a progressão. Dessa forma, o paciente pode ter uma melhora significativa na qualidade de vida.9 A falta de conhecimento é um dos grandes vilões para pacientes de Esclerose Múltipla que buscam qualidade de vida. A informação é o melhor remédio para conscientizar a sociedade, promover apoio e acolhimento tanto para os pacientes quantos seus familiares.
Sobre a Sanofi
Somos uma empresa de saúde global inovadora, movida por um propósito: perseguimos os milagres da ciência para melhorar a vida das pessoas. Nossa equipe, em cerca de 100 países, dedica-se a transformar a prática da medicina trabalhando para transformar o impossível em possível. Fornecemos opções de tratamento potencialmente transformadoras e proteção vacinal para milhões de pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que colocamos a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro de nossas ambições.
Referências:
1. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde - Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla. Disponível no link. Acesso em 15/08/2022.
2. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde - Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Disponível no link. Acesso em 15/08/2022.
3. Centers for Disease Control and Prevention [homepage na internet]. About Chronic Diseases [acesso em 10 maio 2021]. Disponível no link. Acesso em 10/05/2021
4. Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde. Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla. Disponível no link. Acesso em 15/08/2021.
5. Ministério da Saúde. Secretaria De Atenção Especializada à Saúde. Secretaria De Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Portaria Conjunta Nº 1, 07 de janeiro de 2022. Disponível no link. Acesso em 15/08/2021.
6. Academia Brasileira de Neurologia [homepage na internet]. Esclerose Múltipla [acesso em 10 maio 2021]. Disponível no link. Acesso em 10/05/2021.
7. National Multiple Sclerosis Society. Multiple Sclerosis: Just The Facts. Disponível no link. Acesso em 15/08/2021.
8. Amigos Múltiplos. [homepage na internet]. Exames e Esclerose Múltipla. Disponível no link. Acesso em 10/05/2021.
9. American Academy of Neurology. Evidence-based guideline: Assessment and management of psychiatric disorders in individuals with MS. 2013.
Tags:
BRASIL