Cerca de 99 pessoas foram detidas só este ano por furtar energia elétrica na Paraíba
Os furtos de energia elétrica e as ligações clandestinas implicam em riscos aos usuários, moradores e até vizinhos próximos às irregularidades. Os conhecidos ‘gatos’, feitos desde pessoas de baixa renda até fazendeiros, representam um prejuízo superior a R$ 100 milhões à Energisa anualmente, o suficiente para abastecer a cidade de João Pessoa por um mês. Cerca de 99 pessoas foram detidas só este ano por furtar energia elétrica na Paraíba.
“A Energisa tem 80 equipes no estado trabalhando em tempo integral para combater os furtos, combate que está sendo intensificado em parceria com a Polícia Civil. Já fizemos, este ano, mais de 50 mil fiscalizações, que resultaram em 99 pessoas presas e cerca de 10 mil autuações por irregularidades”, informou o gerente de combate à perdas da companhia, Felipe Costa.
Consequências
As instalações irregulares podem causar choques e descargas elétricas graves, incêndios, curto circuito nas residências portadoras e vizinhas, fuga de energia e variação na tensão da localidade. Felipe Costa disse que as equipes passam por muitos treinamentos e utilizam equipamentos de segurança para poder mexer na rede elétrica. Quem se submete a fazer um ligamento clandestino está correndo um grande risco de causar sua própria morte ou a de outras pessoas.
Além dos perigos, os furtos podem prejudicar a qualidade do fornecimento de outras residências e impacta diretamente nas taxas da conta de luz.
Tags:
GERAL