Produção de mel ajuda a desenvolver aldeias na Baia Da Traição-PB, Litoral da Paraíba

Produção de mel ajuda a desenvolver aldeias na Baia Da Traição-PB, Litoral da Paraíba

Apicultores chegam a produzir 1.300 kg de mel mensalmente.
Parte da produção é destinada para escolas da região.

A produção de mel em aldeias indígenas de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, vem se desenvolvendo e aumentando a renda dos apicultores após receber o apoio do projeto Cooperar. Atualmente, a produção chega a 1.300 kg por mês.
A extração do mel em colmeias selvagens já é uma tradição na região. Em 2007 os produtores fundaram uma associação, mas só em 2011 o Cooperar iniciou os trabalhos para apoiar os agricultores. Segundo o técnico em apicultora do projeto, José Estrela, o projeto fornece equipamentos, capacitações e treinamentos.Fazem parte da associação 25 produtores de nove aldeias indígenas. Um dos apicultores, José Ronaldo, diz que, além do aumento da renda das pessoas, a apicultura também é sustentável. "Quando a gente fala em abelha pensa logo em mel, mas não é só mel. Tem mais coisas: tem a fruticultura que depende da apicultura porque faz a polinização", diz o apicultor.
 Parte da produção do mel é destinada às escolas, onde é incluída na merenda dos alunos. O restante é vendido a comerciantes de Campina Grande. Além do mel, as aldeias estão investindo na produção de própolis, que custa R$ 300 um quilo.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE